You are currently viewing Quando buscar uma mentoria?

Quando buscar uma mentoria?

Você está começando o seu negócio e acha que buscar mentoria é um algo desnecessário? Você é um empreendedor em início de carreira e não entende a necessidade de dedicar uma parte do seu investimento a uma mentoria de qualidade? Se a resposta foi sim, talvez seja o momento de compreender melhor os benefícios da mentoria e qual o melhor momento para buscar a mentoria.

Nas últimas décadas o crescimento de startup brasileiras tem sido marcante. Empreender parece algo muito simples: basta dispor de capital, alguns conhecimentos de gerenciamento e é suficiente. Contudo, essa é uma ideia totalmente equivocada do que significa empreender. Iniciar um negócio que se torne próspero é uma tarefa árdua, requer esforço, competências diversas e está quase sempre associado a períodos estressantes e de grande pressão. Buscar mentoria pode auxiliar os empreendedores em todo o processo através de um planejamento direcionado a objetivos. Mais ainda, numa fase inicial todos os empreendimentos necessitam se posicionar num bom networking e um mentoring de qualidade será fundamental para auxiliar nesse ponto.

Procurar conselhos de mentores externos é fundamental para o sucesso do negócio

Quem o diz não somos nós mas sim a Endeavor, a principal ONG de apoio a empreendorismo do Brasil. Assim sendo, o ideal é buscar mentoria assim que você tiver uma ideia de negócio. Existem muitas formas do seu intento evoluir, algumas mais assertivas do que outras. Existem diversos livros e canais de comunicação que você pode procurar e pesquisar, alguns mais direcionados para o seu objetivo do que outros. Nesse sentido, o mentor ajudá-lo-á a não perder tempo desnecessário e a se manter focado nas suas metas principais. O crescimento de uma startup será tanto maior quanto maior o envolvimento de um mentor com o seu mentorado.

Buscar mentoria pode ajudá-lo a clarear ideias com relação às limitações do seu negócio

É comum o empreendedor buscar mentoria para encontrar respostas para um determinado tema e ao longo do processo descobrir que as suas limitações afinal são outras. Um bom mentor sabe utilizar a sua experiência para dissecar as imperfeições de uma ideia ou negócio e direccionar esforços num sentido mais assertivo. O crescimento de uma startup só será possível se, desde o início, forem conhecidas as suas forças e fraquezas, seus pontos fortes e suas fraquezas. Nesse processo, a mentoria é essencial uma vez que permite orientar a análise de uma forma imparcial e sem vícios de pensamento ou de avaliação.
Por fim, e não menos importante do que quando buscar mentoria, é onde encontrar um mentor. Por um lado têm-se disseminado eventos de empreendedorismo especiais para apresentar ideias e iniciar um networking de qualidade. Nesses eventos os interessados têm acesso a programas organizados de mentoria e não precisam de correr atrás de forma individual. Esse fenômeno tem-se demonstrado bastante proveitoso em contraponto com o que acontecia há 20 anos atrás, quando os empreendedores precisavam buscar ajuda sozinhos. Por outro lado, estão disponíveis na rede, plataformas que disponibilizam listas dos melhores programas de aceleração e mentoria. O ideal será procurar uma plataforma específica da sua região pois provavelmente ela terá disponível um conjunto de profissionais perto de você!

Se você ainda ficou com alguma dúvida de quando buscar mentoria, deixe o seu comentário!

Via: http://www.redemineiradementoria.com.br/

Deixe um comentário