coworking_bh

Para pequenas, médias e grandes: os coworkings são para todas empresas

O coworking se tornou onipresente nos últimos anos. Segundo a The 2018 Global Coworking Survey, do Deskmag, estima-se que existam 1,7 milhão de pessoas trabalhando em cerca de 19.000 espaços de coworking em todo o mundo. Ainda segundo a publicação, de todos os espaços abertos, 29% foram inaugurados no último ano.

Leia também: Como um coworking pode melhorar a qualidade de vida de um profissional

Muito mais do que uma tendência, os ambientes de trabalho compartilhados impactam na maneira como as pessoas devem trabalhar. Apesar de você poder pensar que um coworking não é para todas as empresas, existem muitas vantagens nesses espaços que têm total sinergia com estratégias de negócios mais amplas.

Neste texto, vou mostrar que os coworkings são para todas as empresas, independentemente se elas são pequenas, médias ou grandes. Confira!

Vantagens para organizações

Leia também: O poder do propósito: como se posicionar ajuda sua marca a ter sucesso no mercado

As vantagens dos coworkings, entre outras particularidades, podem ser sintetizadas em 5 pontos. São eles:

  1. Colaboração:quando os funcionários tem mais flexibilidade no dia a dia do trabalho, eles podem colaborar de forma mais fácil com outros colaboradores, o que gera vantagens como o compartilhamento de inovação e conhecimento;
  2. Flexibilidade:o coworking pode ajudar a atender a necessidade das organizações por agilidade e liquidez dos espaços — e sem precisar de uma mudança em toda empresa;
  3. Atração e retenção de talentos:cada vez mais, os funcionários valorizam uma rotina flexível. Dentro desse cenário, vale dizer que os coworkings proporcionam um ambiente atraente, com benefícios como a mobilidade e a flexibilidade;
  4. Redução de custos:o coworking possibilita uma oportunidade de utilizar um espaço de maneira mais eficiente, com redução de custos em relação ao escritório tradicional;
  5. Inovação:os espaços de coworking oferecem uma atmosfera positiva para o acesso a novas ideias, o pensamento criativo e as novas tecnologias.

Coworking é para empresas de todos os tamanhos

Diante dessas vantagens que destacamos, vale frisar que o coworking, há muito tempo, deixou de ser um espaço para startups e para profissionais independentes. Na verdade, cada vez mais empresas — pequenas, médias e grandes — estão explorando a opção de inovar, explorar a cultura do empreendedorismo e levar o negócio para o próximo nível.

Além disso, os coworkings também representam um ambiente flexível e uma maneira econômica, que oferece diversos benefícios intangíveis para reforçar a competitividade da empresa. Se você faz parte de uma companhia que tem interesse em coworkings, mas não sabe por onde começar, considere alguns pontos para decidir o modelo de espaço a ser adotado:

  1. Tenha um objetivo claro: a sua empresa quer incentivar uma mudança de cultura, promover inovação ou atrair novos talentos?
  2. Entenda o nível de investimentos: a organização pretende alocar quantos e quais recursos para concretizar a ida para um coworking?
  3. Teste o modelo: principalmente, no caso de empresas muito grandes. É possível ir testando um determinado grupo de profissionais, o que garantirá um maior controle e um impacto cultural mais minimizado.

Matéria via: Vida de Coworking / Beer or coffee

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *