Comune Coworking - Salas Compartilhadas (7)

7 dicas para socializar com seus colegas de coworking

Socializar com os colegas de trabalho é essencial para você. Isso faz com que a comunicação seja otimizada e ajuda na ampliação da rede de contatos e das oportunidades de negócios. No caso dos espaços de coworking, onde você conhece pessoas de diversas áreas, construir relações saudáveis pode ser fundamental para a carreira.

Socializar nesses espaços, no entanto, nem sempre é uma tarefa tão simples. Afinal, há pessoas mais introvertidas que nem sempre ficam à vontade para estabelecer uma interação. Para mudar isso e facilitar o networking, vou mostrar 7 dicas para podem ajudá-lo a socializar com outros profissionais que são usuários de coworking. Vamos lá?

1. Faça a sua presença ser sentida

Antes de qualquer coisa, é muito importante que a sua presença seja sentida. Se a sua opinião for solicitada, se prontifique em dar sugestões. Além disso, participe de eventos sempre que possível. Lembre-se de que, no caso, a ideia é que a sua presença seja sentida e isso pode ser feito de uma forma natural e leve.

No meu caso, apesar de parecer o contrário, eu sou introvertido. Então, nem sempre estou aberto e/ou tenho facilidade para abordar as pessoas no coworkings. Porém, acho que as coisas acontecem naturalmente. Afinal, sempre haverá a possibilidade de conhecer alguém interessante.

Ontem mesmo conheci uma profissional incrível, que me deu ótimas ideias que provavelmente me transformarão em um profissional melhor. Sabe onde nos conhecemos? No elevador. Depois, tomamos um café. Em 20 minutos de interação, tive a impressão que éramos amigos de anos.

2. Seja simples

Cumprimente as pessoas diariamente sempre que as encontrar. Ofereça uma saudação bem simples e um sorriso alegre. Quando alguém demonstrar interesse em conversar com você, esteja sempre aberto.

Se você tiver dificuldades de fazer isso com desconhecidos, tudo bem. Faça primeiro com as pessoas mais próximas. Depois, aos poucos, vai testando com outros usuários do coworking que ainda não conseguiu estabelecer nenhum contato. Com o tempo, você “quebra o gelo” e garante ótimas conexões.

construir relações produtivas

3. Chame as pessoas pelo nome

O nome das pessoas soa como música para os seus ouvidos. Por isso, é muito importante que você chame todas as pessoas pelos seus nomes. Geralmente, mais do que qualquer palavra, as pessoas amam seus nomes.

Se você quer ser alguém mais amigável, tente lembrar os nomes de todos que estão próximos e cumprimente-os com seus nomes para deixar uma boa impressão. Uma dica que sempre utilizo é fazer associações com alguém que já é familiar.

Por exemplo, se você conhece uma pessoa chamada João, você pode associá-lo com algum primo, amigo ou sobrinho com o mesmo nome. Assim, caso você esqueça do nome da pessoa, certamente acabará se lembrando por causa da associação.

4. Não seja inconveniente

Certifique-se de que você será uma pessoa que não incomodará ninguém. É preciso ter muito cuidado com isso. Não existe nada mais irritante do que um colega que força situações para estabelecer contato com as outras pessoas.

A chave, portanto, é não exagerar. Festas e eventos nos coworkings são ótimas possibilidades para socializar com as pessoas e fazer amizades. Claro que é válido tomar um copo ou outro de chopp, mas sempre beba de forma responsável. Dessa forma, não correrá o risco de passar do ponto.

5. Ouça mais do que fala

Costumo dizer que, não por acaso, Deus nos deu dois ouvidos e uma boca. Acredito que isso não foi por acaso. Portanto, é essencial se certificar de ouvir primeiro nos momentos em que estiver interagindo.

Claro, porém, que não basta apenas escutar. É preciso estar genuinamente interessado nos projetos que seus colegas de trabalho estão realizando. Apreciar as ideias das pessoas de forma verdadeira é algo que provavelmente trará muitos frutos para a sua carreira.

6. Evite fofoca a todo custo

Definitivamente, a fofoca é algo tóxico que pode ser muito ruim para os relacionamentos profissionais. Por isso, evite ao máximo fazer fofoca ou compartilhar os possíveis inconvenientes de pessoas que você conhece nos espaços de trabalho compartilhado.

Guardar as opiniões apenas para si é uma ótima maneira de se estabelecer como uma pessoa calma, íntegra e gentil.

7. Cuidado com a autobajulação

Você pode estar realizando um trabalho incrível, mas ninguém está muito interessado em pessoas que são obcecadas em relação às suas conquistas pessoais. No lugar disso, tente entender aquilo que seus colegas de trabalho estão fazendo e conquistando. Faça perguntas sobre a rotina das pessoas e faça com que elas se sintam importantes.

Espero que essas dicas ajudem nas interações do dia a dia nos espaços de trabalho compartilhados. Socializar com as pessoas nos coworkings pode ser desafiador, mas colocando algumas dessas ideias em prática será possível aumentar e consolidar a sua rede de contatos, o que possibilitará mais negócios e mais dinheiro.

Se você quiser viver uma experiência gratuita em coworkings, garanta sua diária grátis. Caso tenha uma empresa, confira as possibilidades de planos corporativos nos espaços compartilhados.


Este é um texto escrito por Renato Ribeiro: nômade digital e responsável pela área de conteúdo do BeerOrCoffee. (Via Vida de Coworking)

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *